Projeto Itinerante Ecoar

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Criando em sala de aula o Jogo da minhoca Maricota

           Especialmente hoje,dia 10/04 fiquei muito satisfeita em ter iniciado a aula de compostagem e minhocário com as crianças da Escola Galli, comunidade da Serrinha, Fortaleza-CE. Escrevi uma história sobre a minha trajetória de uma maneira mais poética e fiz uma contação de história para as crianças, levei um pandeiro e um cavaquinho e os livros de Agroecologia para crianças para colocar elementos que me representam durante a contação de história. Vi que os olhinhos delas ficaram atentos ao que eu dizia. No fim, eu disse a elas que mostraria a maneira que faço com a minha palhaça, a Cocada mas não estaria caracterizada. Coloquei a Cocada (mesmo sem figurino e nariz de palhaça) e contei a história da Biró, que é uma bichinha de estimação imaginária que inventei para chegar no assunto das minhocas e foi legal ver como as crianças ouviram em silêncio, interagiram e sorriram bastante com a figura "invisível" da Cocada. Depois da brincadeira, contei a história da minhoquinha Maricota com o livro de autoria "Maricota: quero sombra, comida e água fresca" e as crianças prestaram atenção. Após a história, conversamos sobre minhocas e e coloquei algumas informações tanto sobre a biologia, reprodução, alimentação das minhocas e etc quanto sobre a importância do processo de compostagem para a diminuição do impacto dos resíduos orgânicos que podem ser transformados em adubo. Depois fizemos o Jogo da Maricota (que iremos jogar amanhã, assim como fazer o minhocário) e as crianças participaram de toda a construção do jogo, até mesmo com as sugestões de perguntas que irão para o jogo.  Assim nós vamos aprender brincando!







2 comentários: